English Version: Click Here
Muitos são os casos para querermos fazer uma alteração dessas em uma fonte de PC, até porque as fontes ATX são fácies de encontrar e todo técnico tem uma ou duas fontes dessas em sua sucata.
Com essa alteração podemos facilmente construir uma fonte de bancada, impulsionar motores elétricos, entre tantas outras coisas.
A fonte ATX que utilizarei, é uma de marca GMI Power Supply, modelo ATX500, de 500W de potência.
Você também pode estar interessado!
Seguiremos passo a passo, para facilitar o nosso entendimento!
As observações iniciais será analisar se a mesma está funcionando, pois, não podemos alterar uma coisa que nem mesmo funciona, não é isso?
Depois de tudo verificado, como podemos verificar na Figura 3 abaixo, temos a saída da nossa fonte em 12.54V. Funcionando Perfeitamente!
VAMOS COMEÇAR!
1° Passo - Temos que identificar o tipo de CI controlador que temos em nossa fonte, em nosso caso o Circuito Integrado é o HS8110. como ilustrado na Figura 4 abaixo.
O CI da sua fonte pode ser diferente, o que você precisa fazer é olhar o Datasheet dele e identificar os pinos corretos.
2° Passo - Com o Datasheet do HS8110 apresentado na Figura 5, identificaremos sua Pinagem, como podemos observar, temos os pinos de referências do CI: P1, P2 e P3, como entradas:
- Pino 1 = 3.3V
- Pino 2 = 5V
- Pino 3 = 12V.
Utilizaremos para essa mudança os pinos 1, 2, e 3, que são os pinos que monitoram as subtensão e sobretensão nesse CI, o Datasheet é bem básico, sem muita informação, por ser uma fonte chinesa, é difícil encontrar o Datasheet do mesmo com mais detalhes, mas realizaremos assim mesmo.
3° Passo - Identifique a saída que vem da bobina da tensão de 3.3V, “no nosso caso” tem um resistor de carga ligado em paralelo na saída.
Ele irá queimar se não tirar esse pino da bobina, também ele não será necessário, não utilizaremos o mesmo, como efetuamos na Figura 6.abaixo, levantamos o fio que vem da bobina filtro.
Substitua os capacitores de saída, eles são de 16V, se efetuar a alteração e não substituí-los, eles vão estourar, substitua por um de 36V para suportar a tensão depois da alteração.
4° Passo - Vamos seguir as trilhas e identificar elas no CI, depois podemos soltar os resistores que conectam as saídas de tensão 3.3v, 5v, e 12v, ao CI, e vamos simplesmente, levantá-los, tirando assim as referências do CI, como ilustrado na Figura 7 abaixo.
ATENÇÃO!
É de suma importância que você tenha um Teste Ant-Curto-Circuito, no nosso caso, temos o bom e velho TESTE EM SÉRIE da Lâmpada incandescente, como mostrada na Figura 8 abaixo.
NÃO toque o dissipador de calor do primário da fonte, você poderá sofrer Descarga Elétrica. “DÁ CHOQUE”.
5° Passo - Ligue a fonte com cautela no TESTE EM SÉRIE, e teste a tensão de saída, como podemos observar na imagem, o nosso deu 24.25V sem carga.
Lembrando que tiramos todas as referências do CI, então ele está com sua mais alta oscilação, ou seja, gerando o mais rápido possível, no seu máximo, então é normal essa tensão cair quando recebe uma carga.
Como podemos observar na Figura 10 abaixo, tivemos uma queda de tensão de 24.25V para 22.01V. O que nos confirma o seu funcionamento para diversos projetos, que não requira uma tensão estabilizada.
Temos um vídeo no nosso canal do YouTube, que aplicamos várias resistências em paralelo e atingimos 200A, por fração de menos de 1 segundo, como ilustrada na Figura 11 abaixo, é óbvio, pois como sugere o vídeo, é 200A de pico, se fosse para funcionamento não normal não chegaria nem a 50A.
OBS.: obvio também que essa fonte já queimou, os testes foram bastante pesados para esse categoria de fonte, e ela não aguentou.
Conclusão
No entanto, valeu a pena, já que podemos utilizar com menores correntes que a mesma pode atender perfeitamente uma grande quantidade de projetos.
Para que deseja ver os detalhes da montagem, deixo logo abaixo, o vídeo para vocês entenderem e seguirem o passo a passo.
Pessoal, o trabalho é grande, escrever, montar, testar, elaborar a PCI, armazenar para baixar, tudo isso dá muito trabalho, e não cobramos nada por isso!
Então nos ajude a divulgar nosso trabalho, compartilha nas redes sociais, Facebook, Instagram, nos grupos de WhatsApp, uma simples atitude sua, faz com que cresçamos juntos e melhoremos o nosso trabalho!
E por hoje é só, espero que tenham gostado!
Qualquer dúvida, digita nos comentários que logos estaremos respondendo.
Se inscreva no nosso Blog! Clique Aqui - FVM Learning!
Forte abraço.
Deus vos Abençoe
Shalom!
poderia me dizer como seria feito um ajuste de feedback nessa fonte(imaginei algo como um resistor de maior resistencia que o de fabrica ligado na linha dos 24v "enganando" o CI para ele controlar essa linha, mantendo ela em 24v como se estivesse mantendo ela em 12v)? Tambem queria saber porque de ter removido os pinos de referencia dos 5v e 3v3, nao da pra deixar eles e ter, assim, uma fonte de 24v, 5v e 3v3?
ResponderExcluirOlá @MEU COMPUTADOR
ExcluirNesse caso foi tirado o feedback de controle do mesmo, por isso ele oscila na maior frequencia, e ou ajusta o PWM na maior carga, o que acontece é que tiramos os feedbacks das linhas 3.3v, 5v, e 12v por ser uma saída em um único trafo, o que acontece é que quando aumentamos a linha de 12V para 24V, automaticamente aumentamos as linhas de 3.3V e 5V também, pois saem do mesmo trafo.
Obrigado por estar conosco.
Lhes convido a se inscrever também em nosso canal no YouTube, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho:
https://www.youtube.com/channel/UCnaAKKkyhX7LY2ZYIff-qug
Forte abraço.
Olá amigo, boa tarde.
ResponderExcluirTenho uma fonte nova aqui, com o CI sc6105b. Como posso fazer essa alteração e deixar ela com 24v?