FVM Learning

Nosso maior compromisso é compartilhar conhecimentos, somos simples, mas não simplórios, astuto, mas não pacóvio, nos posicionamos empenhados em mostrar o caminho para desmistificação do opróbrio em legítima defesa do conhecimento compartilhado. Eng. Jemerson Marques!

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Instalando Biblioteca do Módulo ESP8266 na IDE Arduino!

Fig. 1 - Instalando Biblioteca do Módulo ESP8266 na IDE Arduino!

Olá a Todos!

No Post de hoje, faremos um passo a passo da instalação da biblioteca do módulo ESP8266 na IDE Arduíno. Faremos isso de forma bem didática para tornar sua experiência agradável, colocaremos cada passo, com as imagens correspondentes para você poder acompanhar, e não arriscar cometer nenhum erro.

Para podermos instalar a Biblioteca ESP8266 na IDE Arduíno, será necessário verificar a versão da IDE que você tem instalada em seu computador, se sua versão for superior à versão 1.6.4, podemos continuar… Caso sua IDE seja uma versão inferior a Versão1.6.4, recomendo atualizar a sua versão.

Para você que tem a versão é inferior a 1.6.4 ou ainda não tem instalado, você pode fazê-lo o passo a passo que fizemos para instalação da IDE Arduíno no Windows 7, 8, 10 e Windows 11, clicando no link abaixo:

1° Passo — Configurar a IDE para instalação:

Abra o programa da IDE Arduíno, clique no menu ARQUIVO [FILE], em seguida clique na opção PREFERENCIA [PREFERENCE], como mostrado na Figura 2 abaixo.
Fig. 2 - Instalando Biblioteca do Módulo ESP8266 na IDE Arduino!

Abrirá uma sub-janela, tendo duas abas: CONFIGURAÇÕES [SETTINGS] & REDE [NETWORK],  clique em CONFIGURAÇÕES [SETTINGS], ficará assim como mostrado na Figura 3 abaixo.
Fig. 3 - Instalando Biblioteca do Módulo ESP8266 na IDE Arduino!

No final da janela, vá até a caixa de diálogo onde está escrito: URLs ADICIONAIS PARA GERENCIADORES DE PLACAS [ADDITIONAL BOARDS MANANGER URLs].

COPIE o endereço disponibilizado abaixo: 
http://arduino.esp8266.com/stable/package_esp8266com_index.json 

COLE na caixa de diálogo em branco, onde tem escrito — URL's Adicionais para Gerenciadores de Placas:
Depois clique em OK, para confirmar, como mostrado na Figura 4 abaixo.
Fig. 4 - Instalando Biblioteca do Módulo ESP8266 na IDE Arduino!

3° Passo: Instalar a Biblioteca EPS8266

Clique no Menu: FERRAMENTAS [TOOLS], PLACAS [BOARDS], e depois em GERENCIADOR DE PLACAS [BOARD MANANGER], como mostrado na Figura 5 abaixo.
Fig. 5 - Instalando Biblioteca do Módulo ESP8266 na IDE Arduino!


Logo após ter clicado, abrirá a sub-janela do Gerenciador de Placas, onde é localizado todas as bibliotecas das placas, módulos, sensores, display, etc. que estão instaladas na sua IDE.

No gerenciador de placas, digite ESP8266, ele localizará a biblioteca da placa com o nome de  ESP8266 by ESP8266 Community, no lado direito na parte inferior você tem a opção de instalar, clique em INSTALAR [INSTALL]. 
Em menos de um minuto instalará a biblioteca, como mostrado na Figura 6 abaixo. Quando terminar a instalação. Reinicie a sua IDE e está tudo pronto!

Fig. 6 - Instalando Biblioteca do Módulo ESP8266 na IDE Arduino!

4° Passo: Confirmar se a Biblioteca EPS8266 foi instalada com sucesso!

Para confirmarmos que está tudo certo, abra a IDE Arduíno,  no menu FERRAMENTAS [TOOLS]  e depois em PLACAS [BOARDS], na parte inferior do sub-menu, você verá que já estará instalado os Módulos desta biblioteca, como mostrado na Figura 7 abaixo.
Fig. 7 - Instalando Biblioteca do Módulo ESP8266 na IDE Arduino!

Se o seu está mostrando as Placas dos ESPs, a instalação foi um sucesso! Se não, verifique as etapas, veja se você não deixou nada faltando.

Agora selecionemos o tipo de módulo ESP, no meu caso utilizarei o NODE MCU ESP8266, irei selecionar-lo na versão 1.0 ESP8266-12E.

E estamos prontos para programar nosso ESP8266.

Casos Especiais!

Para quem necessita aumentar o Clock do ESP8266 para trabalhar com 160Mhz, pode fazê-lo clicando no menu: FERRAMENTAS, FREQUÊNCIA DO CPU.

Por padrão ele já vem em 80Mhz.

É só mudar conforme a velocidade que você desejar.

Para quem deseja acompanhar passo a passo. Temos esse procedimento em um vídeo que fizemos passo a passo no nosso canal do YouTube.

O trabalho é grande, escrever, pesquisar, buscar conhecimento para passar da melhor forma possível, tudo isso dá muito trabalho, e nada cobramos por isso!

Então nos ajude a divulgar nosso trabalho, compartilha nas redes sociais, Facebook, Instagram, nos grupos de WhatsApp, se inscrevam! Uma simples atitude sua, faz com que cresçamos juntos e melhoremos o nosso trabalho!

E por hoje é só, espero que tenham gostado!

Qualquer dúvida, digita nos comentários que logos estaremos respondendo.
Se inscreva no nosso Blog! Clique aqui — FVM Learning!

Forte abraço.

Deus vos Abençoe
Shalom!

2 comentários:

  1. no meu deu erro durante o download da url http://arduino.esp8266.com/stable/package_esp8266com_index.json

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IARLEYB9
      Esse endereço não é para baixar, como explicamos no Artigo, você copia e cola no espaço onde tem escrito:
      URLs adicionais para gerenciadores de placa.
      Você copia esse endereço e pronto.
      Dê-nos o FeedBack, se funcionou tudo certo.

      Abraços.

      Excluir