Teste de Potência e Distorção Kit Ativação Caixas Multi-vias D-Class 1500W RMS
Olá a todos!!!
Projeto - Caixa profissional 3 Vias de qualidade "Decente" - Parte 1 - Escolha dos Componentes!
Mas, não colocaríamos esse equipamento em um projeto nosso, sem antes testar a suas características, afinal, é um projeto de caixa de som profissional de qualidade!
Preparativo para os Testes!
A princípio a ideia é aplicar um sinal senoidal de 1Khz, utilizando um APP gerador em um Tablet, e enviar para a entrada do kit amplificador, antes passando por uma mesa de som, que serve para aumentar a sensibilidade de saída do gerador.A mesa servirá para regular esse sinal aplicado, pois existem uma certa variação para cada fabricante. Os mais sensíveis (com 0,5Volt) ou 500mVpp, até os menos sensíveis (com 1,5Volt) ou 1500mVpp.
Como não dispomos de nenhuma informação acerca da sensibilidade de entrada desse amplificador, iremos aplicar por padrão 1Vpp.
Iremos ligar uma carga resistiva na saída do amplificador, para podermos analisar a potência de saída, nossa resistência é de 5.3 Ohm.
Equipamentos de Testes
Utilizaremos um multímetro para medir a saída do de áudio, o nosso é um True RMS, que é necessário para medir a saída em RMS.Com o outro multímetro iremos monitorar a temperatura dos transistores de saída do amplificador, caso haja sobreaquecimento, ou qualquer outra coisa.
O Osciloscópio será ligado também para analisarmos o sinal aplicado na entrada e verificar se houver distorção na onda senoidal, iremos utilizar o multímetro True RMS, junto com o Osciloscópio para garantir que não haja engano, interferências, etc.
Iremos testar o volume de entrada e variar esse volume para analisar o comportamento do amplificador.
Iremos utilizar um teste em série, isso serve para resguardar nossa segurança e a integridade do equipamento se houver algo errado.
Você pode aprender como fazer um com seleção de potência aqui nesse link:
Os Testes!
Variamos o potenciômetro de entrada de sinal para mais e para menos e analisarmos no osciloscópio o comportamento do mesmo, os resultados foram:
Quando aplicamos o volume máximo com um sinal maior, o equipamento aciona o LED indicador de clip, nesse caso estamos com 49V na saída.
O máximo sem clipar, mesmo com o sinal sujo é de 48 Volts
Aplicando 1.5Vpp na entrada à 1Khz.
- Aumentamos o volume até alcançar o valor de 32V de saída --- Sinal Aceitável
Aplicando 1Vpp na entrada à 1Khz.
Aumentamos o volume até alcançarmos os valores:
- Até 33V na saída ----- Sinal com algumas distorções
- Até 37V na saída ----- Sinal Triangular com borras na crista da onda
- Até 41V na Saída ----- Pura distorção
Quando aplicamos o volume máximo com um sinal maior, o equipamento aciona o LED indicador de clip, nesse caso estamos com 49V na saída.
O máximo sem clipar, mesmo com o sinal sujo é de 48 Volts
Cálculo de potência de Saída
Fizemos os cálculos da potência até clipar, não estou falando sem distorcer, estou falando até Clipar:Até 48V na carga resistiva que é de 5.3Ohms, ficou:
- 48V^2 / 5.3 = 434.71W
Medindo sem distorção aparente e com sinal ainda triangulado:
Até 34V na carga resistiva de 5.3Ohms, ficou:
- 34V^2 / 5.3 = 218W RMS.
Depois dessa grande decepção, podemos concluir que não vale a pena comprar um kit desses para seu projeto, existe centenas de esquemas elétricos de amplificadores inclusive em nosso site, que com certeza supera em muito esse kit da D-class.
Você pode estar acompanhando o nosso teste completo, assistindo o vídeo em nosso canal no Youtube, clicando no link abaixo.
Teste de Potência e Distorção Kit Ativação Caixas Multivias D-Class 1500W RMS
E por hoje é só, espero que tenham gostado!
Agradecemos por visitar o nosso blog e esperamos tê-lo(a) novamente por aqui em breve. Não deixe de conferir nossos outros conteúdos sobre tecnologia e assuntos variados.
Shalom!
gostaria de fazer um estabilizador de pico para usar em manutenção de motocicletas queria saber qual diodo devo usar.
ResponderExcluir