Fig. 1 - Como Calcular Resistor para LEDs - Calculo Simples! |
Existem diversos tipos de LEDs no mercado, e cada LED tem a suas características, como cor, tamanho, potência, tensão, etc.
O que nos leva direto ao ponto desse artigo, como calcular a resistência e a potência do resistor limitador de corrente para o LED do meu projeto?
Definição de LED
LED é um acrônimo para Light Emitting Diode, ou seja; Diodo Emissor de Luz com junção P-N diretamente polarizada.
Por ter junção P-N que são parâmetros de um Diodo, significa que um LED assim como o diodo, também possui polaridade específica que deve ser aplicada para que ele produza luz.
Você pode se interessar também:
- Primeira Lei de Ohm - O que é? Fórmulas e Cálculos!
- Segunda Lei de Ohm: O que é? Fórmula Prática e Aplicação
- Associação de Resistores em Série - Cálculos: Resistor Equivalente, Corrente, Tensão e Potência!
- Associação de Resistores - Em Série, em Paralelo e Mista!
- O que são Grandezas Elétricas, Unidades de Medida e Suas Aplicações!
- O que São Resistores? Como eles trabalham? Tipos de Resistores e suas Definições!
- DIAC - O que é, e como Funciona?
- Reguladores de Tensão Lineares. O que são e como funcionam!
- Como fazer leitura de Capacitores de Poliéster e Cerâmico Corretamente
- O que são Varistores? Como Funcionam? Para que Servem?
- Como funcionam os Relés, quais suas características, e suas aplicações!!!
Tensão e corrente dos LEDs
Para os LEDs, cada cor representa uma tensão de alimentação diferente, e podemos conferir isso na Figura 2 da tabela de cores abaixo.
A tabela a seguir mostra a tensão mínima, típica e máxima, e com variações típica e máxima da corrente de consumo, isso porque em um contexto geral, existem algumas variantes como; o tipo de composição na fabricação dos LEDs, se os mesmos são difusos ou não, diferentes fabricantes, e etc.
Essa tabela é meramente básica com contexto genérico para termos base sobre a tensão e corrente dos LEDs mais comuns no mercado e nos guiarmos.
Tabela 1 - Tensão e corrente de vários tipos de LEDs baseado em cores |
Precisaremos de dois fatores para deixar tudo bem mesurado, uma delas é descobrir a Resistência ôhmica do resistor limitador de corrente, e a outra é saber a Potência total consumida para determinar a Potência, ou seja, quantos Watts o resistor precisa ter para segurar a carga "LED".
1° Fórmula - Descobrir Resistência ôhmica
Usaremos a fórmula da 1° lei de ohms, que afirma que a resistência é igual à tensão dividida pela corrente
Formula Geral:
- V = R * I
- R = V / I
Formula Aplicada:
Sendo:
- R - Resistência (precisamos descobrir)
- V_bat - Tensão da Bateria (fonte de alimentação)
- V_led - Tensão do Led (de acordo com o led escolhido)
- I_led - Corrente do Led (de acordo com o led escolhido)
2° Formula - Descobrir a Potência (W) do Resistor
E necessário descobrirmos a potência (W) total que o LED irá consumir para podermos determinar a potência que a nossa resistência terá, então iremos utilizar a Formula da Potência.
Fórmula Geral:
- P = V * I
Formula Aplicada:
- P = (V_bat - V_led) * I_led
Tomando por base a Tabela 1 acima, iremos em primeiro lugar, determinar a resistência necessária para uma fonte de 12V de corrente contínua, como uma bateria, e usaremos um Led azul para pôr em prática o nosso exemplo.
Exemplo 1 - LED Azul 3V, 20mA
Usaremos a fórmula para determinar o valor do resistor para o Led azul típico que requer 20mA, e uma tensão típica de 3V. O diagrama esquemático está sugerido na Figura 2 abaixo.
Aplicando os valores na formula para descobrir a resistência
- R = (12 - 3.0) / 0.020
- R = 9 / 0.020
- R = 450 ohms.
Então segundo os nossos cálculos, o resistor para alimentar o nosso LED azul de 3.0V e 20mA será um resistor de 450 ohms, o valor de resistor comercial mais próximo é o de 470 ohms.
Aplicando os valores na formula para descobrir a potência do Resistor
- P = (12 - 3.0) * 0.020
- P = 9 * 0.020
- P = 0.18W
Para um resistor comercial de 1/4W, quer dizer que ele tem 0.25W, o nosso LED de 3V e 20mA consumirá 0.18W, então podemos utilizar de forma segura o resistor comercial de 1/4W para esse circuito.
Exemplo 2 - 3 LEDs Azul 3V, 20mA
Para esse exemplo, usaremos 3 LEDs em paralelo. Isso significa que a corrente será multiplicada pela quantidade de LEDs em paralelo, então:
- I_led = 0.020 * 3
- I_led = 0.060
A fórmula para determinar o valor do resistor para 3 Leds azul típico que requer 20mA, e uma tensão típica de 3V. O diagrama esquemático está sugerido na Figura 3 abaixo.
Aplicando os valores na formula para descobrir a resistência
- R = (12 - 3.0) / 0.060
- R = 9 / 0.060
- R = 150 ohms.
Então segundo os nossos cálculos, o resistor para acender o nossos 3 LEDs azul de 3.0V e 20mA será um resistor de 150 ohms, o valor de resistor comercial é de 150 ohms.
Aplicando os valores na formula para descobrir a potência do Resistor
- P = (12 - 3) * 0.060
- P = 9 * 0.060
- P = 0.54W
Para um resistor comercial de 1/2W, quer dizer que ele tem 0.50W, o nossos 3 LEDs de 3V e 20mA consumirá 0.54W, então podemos utilizar um resistor de 1/2W ou se o conjunto de LEDs for ficar ligado por muito tempo, recomendamos já utilizar um resistor de 1W, assim funcionará de forma segura.
E por hoje é só, espero que tenhamos alcançado suas expectativas!
Agradecemos por visitar o nosso blog e esperamos tê-lo(a) novamente por aqui em breve. Não deixe de conferir nossos outros conteúdos sobre tecnologia e assuntos variados.
Agradecemos por visitar o nosso blog e esperamos tê-lo(a) novamente por aqui em breve. Não deixe de conferir nossos outros conteúdos sobre tecnologia e assuntos variados.
Se inscreva no nosso Blog! Clique Aqui — FVM Learning!
Forte abraço!
Shalom.
Deus vos Abençoe!
bom dia, eu queria saber sobre esses leds de lanternas e iluminação em geral, se a tenção e corrente é a mesma dos leds comum?
ResponderExcluirOlá!
ExcluirEsses LEDs de 5mm Brancos de Lanternas, são sim iguais aos apresentado na tabela.
Agora se a lanterna for do tipo que usa LEDs de Potência, como os de 1W, 3W, 5W... etc, é só utilizar a fórmula dada, e calcular o seu resistor.
Os de potência principalmente os acima de 1W, é sempre melhor utilizar reguladores de tensão/corrente para alimentá-los.
Obrigado por estar conosco, aproveita e se inscreve em nosso canal do Youtube e aqui em nosso blog, isso nos ajuda bastante a darmos prosseguimento ao nosso trabalho, e não lhe custa nada.
Forte abraço.