Fig. 1 - Fonte Ajustável 1.2V - 32V, 5 Amperes, com Proteção contra Curto-Circuito com CI LM138 + PCI |
Olá a Todos!
No post de hoje, montaremos uma Fonte Ajustável com tensão que varia entre 1.2V à 32V, com corrente de 5 Amperes, com Proteção contra Curto-Circuito com Circuito Integrado LM138.
Esse circuito é recomendado para ser utilizada em uma fonte de alimentação para bancada de ótima qualidade, já que possui uma corrente bastante alta, com proteção contra curto-circuito.
O circuito é bastante simples para se montar, são poucos os componentes externos e os componentes são discreto e de fácil aquisição com preço baixo.
Você pode se interessar também!
- Fonte Regulável 1.2 à 37V Alta Corrente 20A com LM317 e TIP35C
- Fonte para Bancada com Tensão e Corrente Ajustável
- Circuito Fonte Variável 1.25 à 35V 10 Amperes com Transistor D13007 e LM317
- Circuito Regulador de Tensão de Alta Precisão com CI TL431 + PCI
- Fonte Estabilizada 13.8V Alta Corrente 30 Amperes + PCI
Características do CI LM138
O regulador de tensão positiva LM138 de 3 terminais ajustáveis, capaz de fornecer mais de 5A em uma faixa de saída de 1,2V a 32V.
Eles são excepcionalmente fáceis de usar e requerem apenas 2 resistores para ajustar a tensão de saída. O projeto cuidadoso do circuito resultou em uma excelente regulação de carga e linha, comparável a muitas fontes de alimentação comerciais.
A família LM138 é fornecida em um pacote padrão de transistor de 3 derivações, como mostrada na Figura 2 abaixo. Uma característica única da família LM138 é a limitação de corrente dependente do tempo.
|
O circuito limitador de corrente permite que correntes de pico de até 12 A sejam tiradas do regulador por curtos períodos de tempo.
Isto permite que o LM138 seja usado com cargas transitórias pesadas e acelera a partida sob condições de carga total.
Sob condições de carga sustentadas, o limite atual diminui para um valor seguro protegendo o regulador.
Também estão incluídos no chip a proteção contra sobrecarga térmica e a proteção da área segura para o transistor de energia. A proteção contra sobrecarga permanece funcional mesmo se o pino de ajuste (ADJ) for acidentalmente desconectado.
Características
- Corrente de pico de saída especificada 7-A
- Corrente de saída 5-A especificada
- Saída ajustável até 1,2 V
- Regulamento Térmico Especificado
- Limite atual constante com a temperatura
- A saída é protegida por curto-circuito
O Circuito Fonte Ajustável
O diagrama esquemático do circuito da Fonte Ajustável, está disposto na Figura 2 abaixo, é um circuito bastante simples, e pode ser montado até mesmo por quem não tem tanta experiência em eletrônica.
No entanto, é esperado que se tenha ao menos o conhecimento básico para montagem desse circuito, pois qualquer inversão de componentes como os diodos, capacitores ou mesmo do CI, pode danificar permanentemente os componentes e ainda pode acarretar explosões.
Fig. 3 - Fonte Ajustável 1.2V - 32V, 5 Amperes, com Proteção contra Curto-Circuito com CI LM138 |
Funcionamento do Circuito
O circuito é alimentado por uma tensão CA, ou seja, Corrente Alternada advinda do transformador sem retificação.
Por isso na entrada temos primeiro a ponte retificadora formada por 4 diodos 8A10 que são diodos que trabalham com 10 Amperes a 420 Volts, ou seja, suporta o dobro da corrente do circuito, você pode está substituindo por outro com corrente suficiente para suportar a fonte.
Esse componente foi colocado de maneira estratégica, já que o circuito tem picos de 12A, porém você pode utilizar qualquer uma que você tiver, mas que seja acima de 5 Amperes a partir de 50 Voltes.
Os diodos D5 e D6 são para proteção de tensão reversa no CI LM138, e contra curto-circuito, pois quando iniciamos a fonte, e o capacitor de filtro C4 está totalmente descarregado, e ele torna-se temporariamente como um curto para o CI.
O capacitor C1 é para a atenuar a interferências de alta frequências, o capacitor C2 tem a função de constância para diminuição do efeito Ripple, e estabilidade da fonte.
RP1, é um potenciômetro analógico de 5K, se você não tiver o de 5K pode colocar um de 4.7K, que é mais comercial, e junto com o resistor R1, que é um resistor de feedback, formam um divisor de tensão, eles são responsáveis por ajustar a tensão na saída.
O capacitor C3, serve para estabilização de tensão de ajuste na referência do CI.
Os capacitores C4 e C5, são filtros e estabilizadores de tensão na saída.
T1 é um transformador de no mínimo 5 Amperes, com entrada de acordo com a sua rede local, que pode ser de 220v ou 110v dependendo da sua região, e o secundário do transformador é de 24 voltes já que depois que passa pela retificação, ele irá fornecer uma tensão de 33.9Vcc.
Lista de componentes
- Semicondutor
- U1 ............. Circuito Integrado LM138
- D1 à D4 .... Diodo 8A10 *Ver Texto
- D5, D6 ...... Diodo 1N4007
- Resistor
- R1 ............ Resistor 220Ω (vermelho, vermelho, marrom, ouro)
- RP1 .......... Potenciômetro 5KΩ
- Capacitor
- C1, C5 ..... Capacitor Poliéster/Cerâmico 100nF
- C2 ............ Capacitor Eletrolítico de 4.700uF/50V
- C3 ............ Capacitor Eletrolítico de 10uF/50V
- C4 ............ Capacitor Eletrolítico de 100uF/50V
- Outros
- T1 ............. Transformador Redutor de 24Vac por 5A
- P1, P2 ...... Conector WJ2EDGVC-5.08-2P
- Outros ....... PCI, Dissipador de Calor, Fios, Soldas e Etc.
A Placa de Circuito Impresso
Estamos disponibilizando os arquivos contendo a PCI, o Diagrama Esquemático, o PDF, GERBER e JPG, PNG, e disponibilizando um link direto para transferência gratuito e em um link direto, "MEGA".
Fig. 4 - PCI - Fonte Ajustável 1.2V - 32V, 5 Amperes, com Proteção contra Curto-Circuito com CI LM138 |
Link direto para descarregar
Clique no link para baixar os arquivos: Layout PCB, PDF, GERBER, JPG
Pessoal, o trabalho é grande, escrever, montar, testar, elaborar a PCI, armazenar para baixar, tudo isso dá muito trabalho, e não cobramos nada por isso!
Então nos ajude a divulgar nosso trabalho, compartilha nas redes sociais, Facebook, Instagram, nos grupos de WhatsApp, uma simples atitude sua, faz com que cresçamos juntos e melhoremos o nosso trabalho!
E por hoje é só, espero que tenham gostado!
Quaisquer dúvidas, sugestões, correções, por favor, deixe nos comentários abaixo, que em breve estaremos respondendo.
Se inscreva no nosso Blog! Clique Aqui - FVM Learning!
Forte abraço.
Deus vos Abençoe
Shalom!
Ola
ResponderExcluirOlá @BINHO!
ExcluirSeja bem vindo!
Olá
ResponderExcluirOlá @BINHO!
ExcluirEm que podemos ajudar?
Olá... eu tenho uma fonte de notebook de 19v e 3A, e pretendo usar neste circuito. Eu devo tirar os diodos retificadores de entrada? pretendo diminuir o C2 para 2200uF.
ResponderExcluir