Dispositivo Diferencial Residual - DR: IDR & DDR: O que é? Como Funcionam? Aplicações! |
Dispositivo Diferencial Residual — DR, IDR & DDR: O que é? Como Funcionam? Aplicações!
Olá a todos!
Proteção e Segurança são requisitos Elementares em instalações elétricas, o aumento de dispositivos elétricos e novas tecnologias, de aparelhos que constantemente se mantém conectados na tomada, causa um aumento de riscos e perigos em estabelecimentos e residências.
Contudo, quando se fala de proteção e segurança, temos que ser objetivos a qual classe de proteção estamos nos referindo:
- Proteção de pessoas e animais?
- Proteção de equipamentos?
- Proteção de patrimônio?
Para cada um dos 3 tipos de proteção em uma instalação elétrica mencionados acima, existem dispositivos diferentes que atuam nesse tipo de proteção, mas, esse assunto fica para um próximo post.
No Post de hoje, falaremos sobre os dispositivos, Diferencial Residual (DR), dispositivo, Disjuntor Diferencial Residual (DDR), dispositivos, Interruptor Diferencial Residual (IDR).
Entenderemos a importância destes equipamentos em uma instalação elétrica! Aprenderemos como os dispositivos funcionam? Abordaremos a Norma NBR5410, e onde devemos aplicá-los.
Você pode se interessar também!
- Como Instalar Interruptor Dimmer: Guia Passo a Passo para fazer em Casa!
- O que é NR-10: Principais Medidas de Segurança Elétrica Exigidas aos Profissionais e Empresas
- O que são Grandezas Elétricas, Unidades de Medida e Suas Aplicações!
- DPS (Dispositivo de Proteção de Surtos) - O que é? Como Funcionam? Características e Aplicações!
- Disjuntores Termomagnéticos DTM: O que é? Como Funcionam? Aplicações!
- Dimmer: O que é? Como Funciona? Características e Aplicações!
- Circuito Dimmer: Controle de Luminosidade para Lâmpadas Incandescentes + PCI
- Controlador de Velocidade para Motor Elétrico 220V AC com CI U2008B + PCI
- Luz Automática Noturna 110/220Vac Para Jardim, Garagem, Sacada, Quintal, Etc.!
O que é Dispositivo DR?
DR — É a nomenclatura para dispositivo Diferencial Residual — É um dispositivo de proteção contra correntes de fuga, para proteção de pessoas e animais contra choques elétricos, e fuga de corrente em instalações elétrica.
Ele consegue identificar um desvio da corrente na instalação, essa fuga ocorre quando a corrente elétrica percorre caminhos diferentes para o terra, sem passar pelos cabeamento da instalação elétrica, causando o seccionamento do DR automaticamente, evitando quaisquer eventuais danos por choque elétrico.
Como Funcionam os Dispositivos DR?
Os dispositivos DR monitoram a corrente que percorrem os fios fase e neutro conectados aos polos do dispositivo, para verificar se existe uma corrente diferencial residual, essas correntes nos fios devem ser sempre iguais a zero.
Caso haja fuga de corrente, o circuito identifica essa diferença através de uma bobina com um núcleo toroidal no interior do dispositivo, com os cabos enrolados, que tornam diferente de zero e geram um campo eletromagnético que aciona o contato de segurança e desarma o circuito.
O que é Corrente de Fuga?
As Correntes de Fuga normalmente acontecem em instalações mal elaborada, mal executada, instalações desgastadas com o tempo, e instalações sem inspeções.
Os principais fatores que culminam as fugas de corrente são; emendas inadequadas, instalações de equipamentos que não segue os padrões, fiação com desgastes, seja pelo tempo ou pela qualidade dos fios, fiação mal dimensionada, causando aquecimento e rompimento da capa protetora dos fios, etc.
Além de ser um grande perigo para a instalação, que pode causar, incêndios, choques elétricos, explosões, etc. é um dos fatores elementares quando nos referimos ao aumento repentino no consumo de energia em nossa conta.
Norma NBR5410
A norma NBR 5410, é quem estabelece as condições pela qual devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens (NBR 5410, 2004).
Segundo a norma de Instalação Elétricas, NBR5410, desde sua edição em 1997, tornou obrigatório o uso desse dispositivo em instalações elétricas de baixa tensão.
Ainda que o uso do DR seja previsto em Lei, é bastante comum verificamos instalações elétricas, principalmente residenciais, sem o dispositivo de segurança. E isso se dá por dois fatores: O desconhecimento “Muitas vezes do Profissional” e, por o proprietário da edificação tentar reduzir os custos, inibindo o profissional de executar a sua tarefa corretamente.
Tipos de Dispositivos DR
Existem basicamente 2 tipos de dispositivo DR, sobretudo, todos tem como princípio básico, os mesmos critérios, proteger da corrente de fuga. Cada um dos dois dispositivos tem algo peculiar, próprio de sua categoria, vejamos:
IDR — Interruptor Diferencial Residual
É um dispositivo de proteção, projetado para desarmar o circuito, caso seja identificado fugas de corrente na instalação elétrica, basicamente eles vêm em duas versões, IDR Bipolar, com dois polos de ligações, e os IDR tetrapolar com quatro polos de ligações.
|
Para uso em residências e prédios, devem ser utilizados dispositivos IDR de alta sensibilidade, como estamos falando de proteção a pessoas, usa-se um de 30mA, devido ao ser humano suporta essa corrente elétrica em seu corpo sem causar dano permanente ou fatais. Para uso indústrias, os dispositivos IDR utilizados são os de 300mA.
Além da função elementar do IDR que atua na proteção de seres humanos, eles também atuam detectando correntes de fuga na instalação, isso evita vazamentos de correntes que culminam em alto consumo de energia no fim do mês em sua conta.
Aplicação do IDR
A norma NBR 5410:2004, no item 5.1.3.2.2, estabelece que o uso do IDR com corrente diferencial residual nominal (IΔn) igual ou inferior a 30mA, tem o uso obrigado conforme critérios especificados abaixo:
- Em circuitos que sirvam de ponto de utilização situados em locais que contenham chuveiro ou banheira;
- Em circuitos que alimentem tomadas situadas em áreas externas à edificação;
- Em circuitos que alimentem tomadas em áreas internas que possam alimentar equipamentos nas áreas externas;
- Em circuitos que sirvam de pontos de utilização situados em cozinhas, copas, lavanderias, áreas de serviço, garagem e demais dependências internas molhadas ou sujeitas à lavagem.
Ainda que as normas não estabeleçam a quantidade de uso obrigatório de IDR em toda a instalação elétrica, não é recomendado instalar apenas um IDR para toda residência, já que se houver alguma intempérie na residência, todo sistema desarmaria, dificultando a identificação do problema.
DDR — Disjuntor Diferencial Residual
O DDR como o seu nome já esclarece, possui a capacidade de atuar como disjuntor termomagnético (DTM), e como interruptor diferencial residual (IDR), ou seja, ele consegue proteger instalações elétricas contra curto-circuito e sobrecarga, como também contra Correntes de Fuga.
|
Resumo:
- DR — É a nomenclatura para dispositivo Diferencial Residual — É um dispositivo de proteção contra correntes de fuga, para proteção de pessoas e animais contra choques elétricos, e fuga de corrente em instalações elétrica.
- IDR — Interruptor Diferencial Residual, atua somente na identificação de corrente de fuga, não sendo possível proteger de um curto-circuito, ou seja, um DR com chave liga/desliga.
- DDR — Disjuntor Diferencial Residual, atua na identificação da fuga de corrente, fazendo a função do DR e IDR, e também funciona como um Disjuntor termomagnético (DTM), atuando na proteção contra sobrecorrente e curto-circuito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário